Menu

Notícias

 

 

17. Encontro de Gerenciamento de Projetos do PMI-DF

O PMI-DF organiza o 17. Encontro de Gerenciamento de Projetos, que será realizado nos dias nos dias 23 e 24/novembro/2017 em Brasília. Palestras com profissionais renomados da área de Gerenciamento de Projetos.

A Impariamo estará presente por meio de seu diretor/consultor Armando Terribili Filho, que palestrará sobre Negociação em Projetos, tendo por base o livro homônimo lançado neste ano em parceria com Marcelo Martins.

Leia mais ...

2. Sem G.Projetos Oeste PR

O PMI-PR organiza o 2o. Seminário de Gestão de Projetos e Liderança do Oeste do Paraná (SGPLO), que será realizado nos dias 27/10/17 (6a. feira) e 28/10/17 (sábado), respectivamente nas cidades de Foz do Iguaçu e Cascavel. 

Palestras com profissionais renomados da área de Gerenciamento de Projetos. A Impariamo estará presente por meio de seu diretor/consultor Armando Terribili Filho, que palestrará sobre Indicadores de Gerenciamento de Projetos.

Leia mais ...

Recomendação: Essencialismo

ESSENCIALISMO: a disciplinada busca por menos
Autor: Greg McKeown
Sextante: Rio de Janeiro, 2015
Total de páginas: 272
 
O norte-americano Greg McKeown com um linguajar simples mostra que a vida é um conjunto de escolhas, de seleção de oportunidades. Pode parecer “lugar comum”, porém ilustra com casos e situações o que é uma pessoa “essencialista”, aquela que sabe atribuir prioridade às suas escolhas.

A primeira vez que o ouvi falar no livro “Essencialismo” (Rio de Janeiro: Sextante, 2015) foi no 12º. Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos realizado em Curitiba em junho de 2017 em uma palestra de Ricardo Vargas. O subtítulo do livro traz uma mensagem explícita do essencialismo: “a disciplinada busca por menos”.

Leia mais ...

20 dicas para seu TCC

A matéria "20 DICAS PARA FORMATAR SEU TCC" é uma das páginas mais visitadas da Impariamo com mais de 4.000 acessos. A página fornece informações práticas e rápidas para formatação de seu TCC, englobando aspectos de citações, referências, normas técnicas, língua portuguesa e alguns cuidados adicionais. (clique aqui).

Nós da Impariamo sentimo-nos honrados em poder colaborar com estudantes de graduação e pós-graduação. 

Para acessar as dicas:  

Cubo Talks em Curitiba

Pela primeira vez na cidade de Curitiba ocorrerá o CUBO TALKS, com 3 Oficinas e 3 Palestras na área de Gerenciamento de Projetos. Uma das Oficinas será conduzida por Armando Terribili Filho, abordando o tema "Indicadores de Gerenciamento de Projetos". 

Evento em parceria com o PMI-PR. 

Anote: dia 05/set/2017 (3a. feira), a partir das 14hs. Local: ESIC - Business & Marketing School. 

Mais detalhes: acesse o link: http://marketing.pmipr.org.br/cubotalks

 

 

Crise impactou certificações?

Comparando-se as informações contidas na “Newsletter do PMI para o Brasil” de setembro/2015 e de setembro/2016, quando são apresentados os resultados de julho de 2015 e 2016, observa-se alguns pontos importantes quanto à afiliação ao PMI e número de profissionais certificados, comparando-se Brasil e América Latina (sem Brasil).

No primeiro quadro (amarelo), os resultados quantitativos. No segundo quadro (azul), as variações nos últimos 12 meses, tanto quantitativa como em termos percentuais.

Leia mais ...

Entrevista à Folha de Araçatuba

Entrevista concedida à Folha da Região de Araçatuba (SP) e publicada na edição de domingo (05/fev/2017) - caderno de Economia (página A7). 

O título da matéria é "Gerenciamento de Projetos é um fator de Competitividade" e foi elaborada pela jornalista Rafaela Tavares. 

Leia mais ...

20/abril: "Negociação em Projetos" no CRA-PR

No café da manhã do Conselho Regional de Administração (CRA-PR) do dia 20/abril (5a. feira), o Diretor Executivo da Impariamo (Armando Terribili Filho) realizará a palestra em Curitiba, abordando o tema de seu último livro "Negociação em Projetos" lançado em 2017 pela M.Books de São Paulo, e escrito em co-autoria com Marcelo Carvalho Martins.

Leia mais ...

Lançamento do livro "Negociação em Projetos"

O livro "Negociação em Projetos" de autoria de Armando Terribili Filho e Marcelo Carvalho Martins, será lançado pela M. Books em quatro cidades:

- São Paulo - 06/dez/2016 (3a. f) - Shopping Market Place - Livraria Cultura
 
- Curitiba - 08/dez/2016 (5a. f) - Shopping Curitiba - Livraria Cultura
 
- Blumenau - 13/dez/2016 (3a. f) - Instituto Gene Blumenau
 
- Florianópolis - 15/dez/2016 (5a. f) - Shopping Iguatemi - Livraria Saraiva

 

Leia mais ...

Special Day "Lessons Learned" - Curitiba - 10/novembro

Workshop Lessons Learned

(evitando os mesmos erros em projetos)

Produtividade e Redução de Custos

10 de novembro (5a. feira) das 8h00 às 17h30 em Curitiba (PR) no IEL

Palestrantes: os autores do livro "Lessons Learned em Gerenciamento de Projetos: 40 lições aprendidas" (Armando Terribili Filho e Anderson Roberto Godzikowski)

Leia mais ...

Impariamo está em novo escritório

Depois de quase dois anos, a Impariamo muda seu escritório para a Av. República Argentina, 210 - cj. 904 - Água Verde (próximo à Praça do Japão) em Curitiba (PR). O CEP é 80240-210.
 
Novo telefone:  (41) 3618.2846. Outro telefone de contato: (41) 99990.0983.
 
Fotos do novo escritório:
 
Leia mais ...

Webinar PMI-PE - Palestra "Indicadores de Projetos"

      

O PMI-PE promove no dia 27/abril/2016 (4a. feira) o webinar "Indicadores de Projetos e de Gerenciamento de Projetos" das 20h00 às 21h00. O palestrante é o diretor e consultor da Impariamo de Curitiba, Prof. Dr. Armando Terribili Filho, PMP.

Ao final do webinar, será realizado o sorteio de dois livros de autoria do palestrante: Indicadores de Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Projetos em 7 Passos.

Para saber mais do evento: 

 

Workshop Real Life Management - BLUMENAU - 11/12 (6a. feira)

Universidade Corporativa Senior e Impariamo 

Workshop Real Life Management: a importância da comunicação e feedbacks na condução dos projetos 

Você terá oportunidade de vivenciar situações rotineiras por meio de um projeto proposto, mas que vão além do uso de técnicas e ferramentas. O cenário com pressão de tempo, dificuldades de comunicação e informações insuficientes servirá de base para uma ampla discussão ao final do workshop, estimulando-o também a realizar uma reflexão de seu comportamento profissional. 

Leia mais ...

CPGP/2015: Esquenta em 22/09 (3a. f) - Curitiba, Londrina e Cascavel

No dia 22/setembro (3a. feira) ocorrerá o "Esquenta" para o Congresso Paranaense de Gerenciamento de Projetos, organizado pelo PMI-PR. São três eventos simultâneos: Em Curitiba, Londrina e Cascavel.

Os palestrantes são: Armando Terribili Filho (Curitiba), Tiago Garcia (Londrina) e Andrea Pavei Schmoeller (Cascavel).

Leia mais ...

Sorteio promovido pela Impariamo - RESULTADO

Resultado da Loteria Federal de 15/ago/2015

Extração 4997

Considerando o número de inscritos para o sorteio promovido pela IMPARIAMO - Cursos e Consultoria, a empresa decidiu premiar pelas dezenas dos números sorteados pela Caixa Econômica Federal ao invés de utilizar a centena, a fim de aumentar a quantidade de premiados.

Nas tabelas a seguir, os resultados oficiais da CEF e os vencedores da promoção. Ressalta-se que as centenas foram distribuídas de forma aleatória aos inscritos que participaram do sorteio. 

Leia mais ...

Concorra a uma inscrição para o CPGP/2015 do PMI-PR

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Resultado será divulgado na 2a. feira, dia 17/ago/2015 

Participe do sorteio para 1 (uma) inscrição no Congresso Paranaense de Gerenciamento de Projetos 2015, organizado pelo PMI-PR. O evento será realizado em Curitiba nos dias 15 e 16 de outubro de 2015 (5a e 6a. feiras) no Lizon Curitiba Hotel.

Leia mais ...

Agilidade na aprovação de patentes no Brasil: 19a. posição entre 20 países

Com o título “País demora 11 anos para aprovar patentes”, Murilo Rodrigo Alves debate a lentidão existente no Brasil nos processos de aprovação de patentes. Em um ranking de 20 países, estamos na 19ª. posição, superando apenas a Polônia.

Na matéria publicada em O Estado de S. Paulo (25/maio/2015, página B8 – Caderno de Economia) é mencionada a situação crítica de alguns processos de pendentes, por exemplo, de um software desde 1997 (provavelmente, já obsoleto).

Leia mais ...

PMI-PR: Chamada de Trabalhos para o Congresso Paranaense de Gerenciamento de Projetos 2015

O chapter do Project Management Institute do Paraná (PMI-PR) recebe trabalhos e cases profissionais de Gerenciamento de Projetos para avaliação. Prazo para submissão: até 20 de julho (2a. feira). Os trabalhos aprovados serão apresentados no Congresso Paranaense de Gerenciamento de Projetos (CPGP) 2015, a realizar-se nos dias 15 e 16/outubro.

 

 

Palestra sobre Indicadores de Gerenciamento de Projetos no IEP

Palestra no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) sobre "Indicadores de Gerenciamento de Projetos" será realizada no próximo dia 07 de maio de 2015 (5a. feira) na Rua Emiliano Perneta, 174 - Curitiba (PR) das 07h30 às 09h00 pelo Diretor Executivo da Impariamo, Armando Terribili Filho.

 

Saiba como foi a palestra...

Lançamento do livro "Lessons Learned em Gerenciamento de Projetos"

O diretor executivo da Impariamo, Armando Terribili Filho (PMP) em coautoria com Anderson Roberto Godzikowski (PMP), diretor de projetos da Smart CG, lançam o livro "Lessons Learned em Gerenciamento de Projetos: 40 lições aprendidas" pela M. Books de São Paulo. Em São Paulo, o lançamento será na Livraria Cultura do Shopping Market Place no dia 27 de abril (2a. feira) a partir das 19h00. Em Curitiba, na 2a. feira seguinte, dia 04 de maio, nas Livrarias Curitiba do Shopping Palladium na Av. Kennedy, a partir das 18h30. E em Itajaí, onde os autores atuam como docentes na UNIVALI, o lançamento será no Itajaí Shopping nas Livrarias Catarinense no dia 25 de maio (2a. feira), a partir das 18h30.

Leia mais ...

Dentre 15 países, Brasil é penúltimo em competitividade, aponta pesquisa CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) elabora e publica anualmente os resultados de uma pesquisa realizada em nível mundial, quando avalia a “Competitividade Brasil” em relação a outros países. Em janeiro, publicou “Competitividade Brasil 2014: comparação com países selecionados”, por meio de um material de 108 páginas de excelente qualidade e ilustrado com gráficos de fácil interpretação, avaliando oito fatores de competitividade do Brasil, frente a outros 14 países.

Leia mais ...

Positivo, empresa paranaense, expande sua capacidade fabril na África

A Positivo Informática venceu uma licitação para fornecer tablets com material educativo ao governo da República de Ruanda, por isso, a empresa paranaense construirá uma fábrica naquele país centro-oriental africano, que tem mais de 11 milhões de habitantes. A previsão é que a nova planta esteja concluída em abril de 2015. Com isto, a Positivo Informática terá seis unidades fabris, sendo três no Brasil (Curitiba, Manaus e Ilhéus na Bahia) e duas na Argentina (Buenos Aires e Terra do Fogo).

Leia mais ...

Diretor da Impariamo escreve: "Planejamento e gestão de carreira"

Há algumas décadas passadas a expressão “planejamento e gestão de carreira” era completamente desconhecida dos profissionais e executivos de Recursos Humanos. Em geral, a pessoa escolhia uma determinada profissão e buscava a formação compatível para o exercício. Em seguida, se vinculava a uma organização, quando então, seu caminho profissional era determinado pelas necessidades da própria empresa, que lhe dava formação complementar para o desempenho de novas funções e responsabilidades.

 

Leia mais ...

Assédio moral nas empresas

Matéria de capa do Caderno de Empregos jornal O Estado de S. Paulo de ontem (02/nov/2014) com o título “Assédio: trabalhando com o inimigo”, que aborda as questões de Assédio Moral. Na página 4 do caderno, na reportagem de autoria de Maria Eduarda Chagas é apresentando o conceito, as estatísticas, as opiniões de especialistas e algumas recomendações às empresas e aos profissionais, sob o título “Quando o ambiente do trabalho ‘derruba’ ”.

Leia mais ...

Deficiência nos Requerimentos Básicos? Baixa competitividade...

No ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial, dentre 144 nações estamos em uma modesta 57a. posição. Os cinco primeiros colocados são: Suíça, Cingapura e Estados Unidos, Finlândia e Alemanha.

 

A metodologia do Fórum Econômico Mundial utiliza-se três grandes áreas, subdivididas em 12 pilares com 114 indicadores estabelecidos. As grandes áreas são:

 

Leia mais ...

Estádios ficaram 42% mais caro que o planejado

Artigo publicado na Revista Mundo Project Management (edição agosto/setembro-2014) com o título “Gerenciamento de custos: estimativas, controle e ação” mostra que gerenciar os custos de um projeto torna-se vital para seu sucesso, considerando as limitações orçamentárias das organizações na atualidade. Assim, quanto ao planejamento, as estimativas devem ser realistas. Na execução, o controle deve utilizar um método fácil e prático, com revisão periódica das estimativas, incluindo ações corretivas para ajustes na rota.  Gerenciar os custos do projeto de modo profissional torna-se, no mínimo, condição necessária para o sucesso de um projeto. Todavia, não é uma condição suficiente.

Leia mais ...

Qual dos cinco indicadores mede efetivamente o bem-estar social?

PIB per capita, Felicidade Interna Bruta (FIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Progresso Social  (IPS) ou Índice de Vida Melhor (IVM) ? Conheça um pouco mais sobre cada um desses indicadores. 

A Revista Época de 25 de agosto de 2014 traz uma matéria escrita por Bruno Calixto, por meio da qual apresenta os cinco índices para se medir a satisfação de uma população.O indicador mais antigo é o PIB per capita, que foi criado em 1934 pelo economista Simon Kuznets. Embora de importância para se medir o crescimento econômico em relação à população, o Produto Interno Bruto per capita mascara as desigualdades de distribuição de renda. Um pouco mais sobre os outros quatro indicadores: 

Leia mais ...

Como aumentar a produtividade no Brasil?

Matéria de Ruth Costas publicada pela BBC Brasil indica que os países da América Latina precisam impulsionar seus índices de produtividade. Para tanto, nada melhor que realizar benchmarkings (busca de melhores práticas) para se verificar o que outros países estão fazendo.

Por exemplo, nos anos 1980, a produtividade do sul-coreano e do brasileiro era a mesma. Hoje, nós levamos três dias para fazer o que um sul-coreano realiza em um único dia (dados da entidade de pesquisas Conference Board).

Leia mais ...

Fazer ao invés de discutir

Esta frase é de Joi Ito, diretor da Media Lab, centro de estudos e pesquisas interdisciplinares do Massachussetts Institute of Technology (MIT), instituição que é uma referência mundial em inovação. Segundo o diretor, esse método de se trabalhar em empresas está superando a barreira dos métodos tradicionais por ser mais ágil e ter melhor relação custo-benefício, pois a tendência é que o custo e o tempo para se fazer as coisas sejam cada vez menores. Menciona, por exemplo, que a inovação na área Tecnologia da Informação (TI) saiu das grandes empresas e foi para as menores, em função da agilidade e do baixo investimento necessário, ou seja, fizeram seus produtos e depois buscaram o dinheiro. 

Leia mais ...

Indicadores próprios: controle sobre o gerenciamento de projetos

Matéria publicada pelo PMI São Paulo em julho/2014

 

Empresas que criam seus próprios indicadores no gerenciamento de projetos têm em mãos itens fundamentais para a avaliação personalizada da equipe, dos projetos e da própria organização. Apesar de ser necessário dispor de recursos financeiros e contar com a alocação de funcionários para a elaboração dos indicadores, as empresas beneficiam-se sobremaneira pois usufruem da vantagem competitiva de controlar em detalhe prazos, custos e a evolução geral do projeto.

Leia mais ...

48% das escolas não têm computador para os alunos... Basta ter máquinas?

Matéria publicada no O Estado de S. Paulo com o título “48% das escolas não têm computador para uso do aluno”, aponta que praticamente metade das escolas públicas do Ensino Básico do país não tem computador disponível aos alunos, nem acesso à Internet. Embora os resultados indiquem uma sensível melhoria no número de alunos por equipamento, pois passou de 96 em 2008 para 34 em 2013, os problemas de infraestrutura persistem. Além da aquisição de equipamentos, deve-se tratar dos problemas de infraestrutura, como: falta de banda larga, de laboratório de informática e até de energia elétrica. Para ler a matéria toda de Bárbara Ferreira Santos: clique aqui.

Leia mais ...

Investimentos e reformas: necessárias à competitividade do país

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), formada por 34 países, o Brasil e outros países emergentes perdem impulso no crescimento econômico notado há alguns anos. O padrão médio de produtividade dos países integrantes da OCDE, correspondência em 2011 a US$86 mil/ano por trabalhador formalmente empregado. No Brasil, a produtividade equivalia a US$29,93, quando medida por esse critério. No México, US$39,43; nos Estados Unidos, US$107,17 mil. Na China US$17,72 mil e na Indonésia, US$18,93.

Leia mais ...

A Copa da Educação

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) aponta que apenas 58% dos jovens brasileiros concluem o ensino médio, destacando que entre os alunos mais ricos este percentual atinge 85% e entre os jovens com menos recursos, este índice cai drasticamente para 28%. A análise do estudo indica que a maior parte que abandona o ensino médio não acredita que a educação vai propiciar uma melhor qualidade de vida.

Leia mais ...

19 universidades brasileiras entre as 100 melhores dos BRICS

Ranking elaborado pela britânica QS aponta 19 universidades brasileiras entre as 100 melhores dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Este ranking é elaborado a partir da reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho, número de alunos por professor, publicações por professores, citações por publicação, número de doutores no corpo docente e o número de professores e alunos estrangeiros na instituição.

Leia mais ...

37 cursos a distância gratuitos no CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) oferece cursos gratuitos, incluindo MS-Excel, MS-Power Point, uma vez que o conhecimento das ferramentas do Pacote Office da Microsoft passou a ser um requisito imprescíndivel na obtenção de um emprego ou estágio. Os cursos contêm apostilas para download, monitoria online, salas de bate-papo, e-mails de contato e outras facilidades do ambiente educacional a distância. Para se cadastrar utilize o site do CIEE (clique aqui).

Leia mais ...

Combate aos atrasos: construtoras investem em gestão

Para resolver os problemas de atraso e qualidade, as construtoras passaram a investir em planejamento e gestão, incluindo aquisições de ferramentas (softwares), formação de mão de obra e iniciativas na área de logística. O diretor de operações de uma conceituadíssima construtora afirmou que as medidas aliadas a um acompanhamento mais efetivo trouxeram uma redução de 90% nos atrasos das obras, sem provocar estouro nos custos. 

Leia mais ...

Cursos de Administração: mudança de foco

A nova mentalidade da área de gestão em priorizar as pessoas em detrimento aos números, trouxe como uma de suas consequências, a criação de cursos de graduação que propiciam uma formação mais específica, por exemplo, a de gestor de Recursos Humanos. Na área de gestão de pessoas, temas foram recentemente incorporados como: gestão por competência, educação corporativa, sustentabilidade e diversidade. Em paralelo, na Administração, a área pública ganha espaço, com o avanço da importância das políticas públicas sobre temas relevantes para a sociedade, como é o caso do "meio ambiente". 

Leia mais ...

Cursos e Workshops

Consultoria

Impariamo...

Livros

Gerenciamento Projetos

Artigos