Menu

O Essencialismo

 

Autor: Greg McKeown
Sextante: Rio de Janeiro, 2015
ISBN: 978-85-431-0214-6
Total de páginas: 272
 

Categorizar este livro como “gestão de carreira” pode ser considerado como algo parcial, pois na realidade trata-se de uma obra que aborda a “gestão de vida”. O norte-americano Greg McKeown com um linguajar simples mostra que a vida é um conjunto de escolhas, de seleção de oportunidades. Pode parecer “lugar comum”, porém ilustra com casos e situações o que é uma pessoa “essencialista”, aquela que sabe atribuir prioridade às suas escolhas.

A primeira vez que o ouvi falar no livro “O Essencialismo” foi no 12º. Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos realizado em Curitiba em junho de 2017 em uma palestra de Ricardo Vargas. O subtítulo do livro traz uma mensagem explícita do essencialismo: “a disciplinada busca por menos”.

McKeown afirma que o “essencialista” escolhe poucas coisas, porém somente as importantes, por isso, tem que abrir mão de outras coisas. Embora possa parecer binário, o autor faz uma segmentação entre “essencialista” e “não essencialista” ilustrando com quadros e imagens as duas categorizações. Essa segmentação é na realidade uma provocação do autor, pois força o leitor a ver-se como um “não essencialista”, exigindo dele uma reflexão crítica de seu modo de viver.

Leia mais ...

Estratégias de Decisão: decida melhor com insights da Teoria dos Jogos

 
Autor: Fernando Barrichelo 
Crayon Editorial, 2017  
ISBN: 978-85-921915-0-4 
Total de páginas: 269
 

O estudioso em “Teoria dos Jogos”, Fernando Barrichelo, de forma inovadora apresenta um atualizado trabalho desse ramo da Matemática Aplicada no contexto das Estratégias de Decisão no mundo empresarial.

Com um linguajar fácil e didático, o autor define Teoria do Jogos como sendo “o estudo das tomadas de decisão entre indivíduos quando o resultado pretendido por cada um depende das decisões dos outros”. Nas duas primeiras partes do livro, o autor apresenta a Lógica da Competição e a Lógica da Cooperação. Na Lógica da Competição ilustra com exemplos de jogo correto (Companhias Aereas Kiwi) e de jogo errado (Sweetener Holland Company). Na Lógica da Competição, resgata com propriedade o Dilema dos Prisioneiros estabelecendo um paralelo com o caso da JC Penney. O autor apresenta outros dilemas de cooperação, como o “dividindo a conta de um restaurante” que faz com que o leitor relembre de algumas curiosas situações com amigos.

Leia mais ...

Empreendedorismo: a base do sucesso

 
Autor: Ovídio Felippe Pereira da Silva Jr. 
Editora Univali (Itajaí-SC), 2014  
ISBN: 978-85-7696-103-1  
Total de páginas: 144
 

O pesquisador e professor Dr. Ovídio Felippe Pereira da Silva Jr. da Universidade do Vale do Itajaí apresenta de forma didática e bem estruturada os conceitos de empreendedorismo, as características comportamentais do empreendedor, a importância em se realizar uma análise de mercado e desenvolver um consistente planejamento financeiro, culminando com a formalização da oportunidade por meio de um documento intitulado Plano de Negócios. Como o professor ressalta, o empreendedorismo deixou de ser uma disciplina exclusiva da área de Administração, para torna-se integrante em vários cursos de atuação profissional. Destaca também, que a postura empreendedora pode ser útil tanto na criação do próprio negócio do leitor como na sua atuação profissional em empresas.

 

Leia mais ...

Il bussiness plan di successo: guida pratica per start-up e imprese vincenti

Autor: Sebastiano Di Diego 
Maggioli S.p.A. (Santarcangelo di Romagna, Rimini, Itália), 2012  
ISBN: 978-88-387-6838-2  
Total de páginas: 216

 

De forma didática, o Prof. Dr. Sebastiano de Diego da Universidade de Camerino (Macerata) conceitua um Plano de Negócios, seus objetivos, vantagens, quem o elabora e quais são as etapas para sua construção. Apresenta por meio de conceitos, exemplos e casos reais, os pontos relevantes para elaboração de um Plano de Negócios, seja para start-ups (empresa nova ou ainda em fase de constituição) ou para definição de novas estratégias para empresas já existentes. O livro não exige leitura sequencial, pois tem um índice bem estruturado de suas 216 páginas, facilitando a consulta pontual.

 

Leia mais ...

Obtendo o máximo do LinkedIn

 

Autor: Dan Sherman
M. Books do Brasil (São Paulo), 2014
ISBN: 978-85-7680-238-9
Total de páginas: 256
 

Livro de autoria de Dan Sherman, especialista em LinkedIn. Esta poderosa ferramenta de interconexão do mundo corporativo tem hoje mais de 15 milhões de usuários no Brasil, que é a terceira potência mundial na utilização do LinkedIn, ficando atrás somente de EUA e Índia. Para se ter uma ideia da imensidão do mercado norte-americano, há no LinkedIn mais de dois milhões de páginas de empresas.

O primeiro impacto do leitor ao abrir o livro é encontrar antes do tradicional Sumário (Índice), 46 depoimentos de profissionais acerca da qualidade do trabalho de Dan Sherman.

Leia mais ...

Gestão de carreiras: as 5 ferramentas essenciais

Autores: Heitor Bergamini
Editora Évora (São Paulo), 2015
ISBN: 856399395x
Total de páginas: 216

 

O livro “Gestão de Carreiras: as 5 ferramentas essenciais” de autoria do Prof. Heitor Bergamini é uma obra indispensável para profissionais, professores e alunos que se interessam pelo tema. O livro foi publicado pela Editora Évora de São Paulo, já constando o ano 2015. A obra é dividida em três partes: a primeira fala do mercado, carreira e gerações. Na segunda parte do livro são apresentadas as 5 ferramentas: Visão, Missão e Valores; Análise SWOT; Plano de Metas; Network e Gestão Financeira. Na terceira parte do livro, Bergamini apresenta o delicado tema “preparando a saída”.

Leia mais ...

Cursos e Workshops

Consultoria

Impariamo...

Artigos

Artigos Gerenciamento de Projetos