Menu

Idade cronológica e capacidade intelectual

Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

Recentemente, um amigo solicitou-me indicação de um profissional especializado em Change Mangement para conduzir um complexo projeto no sul do país, ou seja, necessitava de uma consultoria da área de gerenciamento de mudanças para atuar em importante cliente. Não hesitei em mencionar um profissional experiente, competente e renomado na área requisitada. Ousaria dizer, uma referência nacional, com vasta experiência de mercado (foi executivo em multinacionais de origem norte-americana e europeia) e é docente de MBAs das melhores universidades de São Paulo. Ao amigo solicitante, mencionei um breve CV do profissional, suas competências, alguns projetos exitosos que coordenou e sua idade (na faixa etária de 65 anos). 

Leia mais ...

Equipes virtuais: um estudo de caso de implantação de um sistema na América Latina

Artigo científico escrito por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO e Ana Clara Bortoleto Nery, tendo sido publicado na Argentina na IberoAmerican Journal of Project Management, de periodicidade semestral, - v. 5, n. 1 (2014). Trata-se de um estudo de caso de um projeto internacional em uma empresa multinacional norte-americana com utilização de equipes virtuais sediadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Bogotá e Cidade do México.

Leia mais ...

O gerenciamento de projetos e as comemorações

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO

Iludem-se aqueles que creem que um projeto com um bom planejamento, não terá no transcorrer de sua execução algumas ou várias crises. Em geral, os projetos atravessam “turbulências” que podem ter origem em uma ou várias dimensões, como: prazos (o cronograma está atrasado), custos (o projeto está gastando mais que o previsto), qualidade (as entregas efetuadas até a data não têm atendido às expectativas do cliente/usuário, ou pior, não têm atendido aos requisitos pré-definidos), escopo (há discussões sobre conteúdo das entregas no projeto, com ameaças de aplicação de penalidades, ou mesmo, de anulação do contrato). 

Leia mais ...

Gestão de equipes de projetos: reconhecimento e premiação

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

Os participantes de projetos, sobretudo os de curta duração, estão à mercê de um problema comum: a avaliação individual de desempenho! A avaliação por si é um excelente instrumento de feedback que permite ao profissional participante do projeto conhecer seus pontos fortes e seus pontos a desenvolver, sob a ótica de um Gerente de Projetos, com base em seu desempenho. O problema da avaliação é que o Gerente de Projetos não é necessariamente o gestor (hierárquico) do participante, por isso, para projetos de curta duração, podem ocorrer situações com visão equivocada, distorcida ou mesmo estereotipada, em função do curto espaço de tempo de relação profissional entre ambos.

Leia mais ...

Home Office, Home Based ou Coworking: qual será o escritório do futuro?

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

Será que o tradicional escritório físico, no qual as pessoas se encontram para trabalhar deixará de existir? Atualmente, muito se tem falado de Home Office, quando o profissional desempenha regularmente parte de suas atividades em sua residência e parte no escritório da empresa. Em geral, a modalidade utilizada é parcial, que varia desde o 4x1 (quatro dias por semana na residência e um dia no escritório) até o 1x4 (um dia por semana na residência e quatro dias no escritório). 

Leia mais ...

Como trabajar con equipos virtuales en los proyectos

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO en coautoría con Ana Laura Bentancor 

bandeira-espanha

El profesionalismo en el área de gestión de proyectos se ha consolidado en los últimos años, como resultado de la oferta de cursos de especialización y de pos-graduación, creciendo el número de publicaciones y libros que tratan del tema; aumentando la búsqueda por certificaciones profesionales, y valorando los institutos internacionales especializados en el área. Las empresas también han contribuido sistemáticamente para esto.

Leia mais ...

É possível motivar alguém?

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO

Muito já se falou, muito já se escreveu e muito já se discutiu sobre motivação. Entretanto, se você demonstra interesse pelo assunto, é porque acredita que ainda há algo a ser dito, a ser aprendido, a ser questionado, a ser aceito ou a ser rejeitado sobre motivação. Conceitualmente, ninguém motiva ninguém. O que pode ser feito é incentivar ou estimular alguém, uma vez que a motivação é intrínseca à pessoa. Por isso, muita gente a traduz como “ter vontade de”. 

Leia mais ...

Como trabalhar com equipes virtuais nos projetos

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

A profissionalização da área de Gerenciamento de Projetos tem se sedimentado de forma crescente e consistente nos últimos anos no Brasil, em função da oferta de cursos de especialização e de pós-graduação, crescimento no número de publicações e livros que tratam do tema, crescente busca por certificações profissionais e valorização de institutos internacionais especializados na área.

Leia mais ...

A organização eficiente do e-mail

por Armando Terribili Filho da IMPARIAMO 

Se o título deste artigo lhe chamou a atenção e você está iniciando a leitura do texto, podemos tirar duas conclusões importantes: a primeira, que você está preocupado com a organização do seu e-mail; e segunda, que você está interessado em identificar alguma “dica” que possa lhe ser útil na organização de sua caixa postal.

Leia mais ...

Cursos e Workshops

Consultoria

Impariamo...

Artigos

Artigos Gerenciamento de Projetos